Led Zeppelin: Entenda o significado dos 4 símbolos
29/08/2021 23:45 em Movido a Rock

Site personaliza seu nome com a logomarca da banda

 

As bandas de Rock, no geral, costumam carregar diversos mitos e lendas no decorrer de sua trajetória. Com Led Zeppelin não foi diferente, inclusive, é uma das bandas que mais desperta a curiosidade dos fãs.

 

O quarto álbum de estúdio da banda foi lançado em novembro de 1971, e não recebeu um título oficial, por isso ficou conhecido como Led Zeppelin IV

 

O disco III deixou Jimmy Page de mau humor, pois não foi um álbum bem recebido pelo público e pela imprensa, como a banda gostaria que fosse. O guitarrista não curtia a ideia de que o público os considerasse uma farsa, uma montagem, algo programado, por isso decidiram realizar um álbum sem título, assim as pessoas só teriam duas opções: Gostar ou não!

 

A banda se propôs a fazer o que seria seu “suicídio comercial”. Então decidiram gravar um disco sem título, e sem levar o nome da banda, pois para eles “Nomes, títulos e coisas similares não significavam nada”, o que importava era a música, e queriam confiar unicamente nela. Led Zeppelin já estava saturada de tanta publicidade, e sentiam que isso só deixava a musicalidade em segundo plano.

 

A banda começou a gravar o disco em dezembro de 1970 e usou vários estúdios na Inglaterra e nos Estados Unidos, com as gravações sendo acompanhadas por membros dos The Rolling Stones, outro grupo que estava em destaque na época. A principal faixa do álbum, “Stairway to Heaven”, foi composta por Jimmy em parceria com o vocalista Robert Plant enquanto a banda estava em turnê pelos Estados Unidos, e mesmo nunca tendo sido lançada como single, tornou-se a canção de maior sucesso daquele ano, e é considerada até hoje uma das melhores gravações musicais de todos os tempos.

 

Assim que foi lançado, o disco alcançou o segundo lugar da Billboard 200 nos Estados Unidos, enquanto “Stairway to Heaven” tornou-se um sucesso nas rádios e embalou o álbum inteiro, que em dois meses tornou-se o mais comprado do ano e, hoje em dia, já vendeu mais de vinte e três milhões de cópias só nos Estados Unidos, além de ter vendido cerca de quarenta milhões de cópias no mundo todo, sendo assim um dos álbuns mais vendidos da história, além de ter recebido aclamação da crítica especializada e ser apontado até hoje como o disco de rock and roll mais importante de todos os tempos.

 

O álbum foi lançado no fim de 71, e além de ser um sucesso, o disco também alcançou o posto de um dos maiores mistérios do Rock. Foram surgindo diversas teorias para explicar os enigmas do disco, e tudo que o envolvia.

 

É até hoje chamado de maneira diversas, além de Led IV, como “As Runas”, “Os quatro símbolos” e “ZoSo”. A razão desses nomes se deve aos quatro símbolos que aparecem na parte interior. Todos queriam saber o que significava, como se pronunciava e de que língua era a origem. Se perguntavam se era árabe arcaico ou algo assim…

 

De acordo com Robert Plant, cada músico escolheu seu próprio símbolo. “Cada um escolheu um símbolo metafísico que de alguma forma os representasse. Que retratasse um estado mental, uma opinião, algo particular…”

 

Mas de onde saíram essas imagens? As origens das de John Bonham e de John Paul Jones são bastante concretas, como já contou o baixista: “Jimmy Page me mostrou um livro que ele tinha, “The book of signs” de Rudolph Koch, e me disse para escolher um, algo que me representasse. Escolhemos os nossos, e mais tarde descobrimos que Jimmy e Robert tinham desenhado eles mesmo seus próprios símbolos. Típico.”

 

John Paul Jones

 

O símbolo de John Paul Jones é formado por um círculo entrelaçado a três formas ovais, o que representa confiança e competência. Essa é a descrição existente no livro “The Book of Signs”: “Este signo é usado para exorcizar os espíritos malignos.” Page confirmou o significado ao dizer que este símbolo representa uma pessoa segura de si mesma.

 

John Bonham

 

De acordo com o livro de Koch, o símbolo de John Bonham, os três círculos entrelaçados, é uma representação da Santíssima Trindade. Estes três circulo representam a trilogia homem, mulher e filho, a união entre pai, mãe e filho. Outras explicações mais divertidas dizem que o motivo da escolha de Bonzo é que o esse símbolo lembra o logotipo de sua cerveja preferida, a norte-americana “Ballantine”, ou as marcas de um copo de whisky na mesa do bar.

 

Robert Plant

 

O símbolo de Plant é uma pena que, entre as muitas teorias, representa a deusa egípcia Ma’at, que significa verdade, justiça e lealdade. Segundo a mitologia egípcia, Anubis, deus do julgamento e da morte, pega os corações de quem morre e coloca em uma balança, com a pena de Ma’at, se o coração for mais pesado que a pena, a alma da pessoa vai para o inferno, caso contrário, a alma vai para os céus. Mas o próprio Plant já deu a ele outro significado:

“Meu símbolo tem origem na antiga civilização Mu, que existiu há uns 15 mil anos, como parte de um continente perdido em algum lugar do oceano Pacífico, entre China e México. Muitas coisas podem ser atribuídas à civilização Mu, inclusive as estatuas da Ilha de Páscoa. A pena é um símbolo em que estão baseadas muitas filosofias, por exemplo, ela carrega os valores de muitas tribos indígenas americanas. Gosto de gente verdadeira, que diz a verdade e é sobre isso que se trata a pena dentro do círculo”.

 

Jimmy Page

 

O símbolo mais enigmático e que mais levantou teorias é o que representa Jimmy Page. Poderíamos passar horas falando e escrevendo sobre o símbolo “ZoSo”.

Já foi dito que é um símbolo relacionado à alquimia, com uma sociedade secreta chamada Dragão Vermelho e com o ocultista Aleister Crowley e o “666”. Há também a possibilidade de ser a representação do martelo de Thor e os raios de Júpiter. Mas também há quem diga que a primeira aparição desse símbolo tenha ocorrido na peça “Ars Magica Arteficci” do alquimista Gerolamo Cardano, em 1557, e que representa Saturno, o que faz algum sentido, já que o signo do zodíaco de Page é Capricórnio, que é regido pelo planeta Saturno. Mas, como já dissemos, estas são apenas algumas hipóteses, já que Jimmy Page nunca revelou esse mistério.

 

 

 

Personalize seu nome com a logomarca da banda

 

Como parte da comemoração dos 50 anos do Led Zeppelin (set/2018), chegou ao público “Led Zeppelin X Led Zeppelin”, uma abrangente coletânea de 30 faixas que percorre todos os álbuns de estúdio dos músicos, incluindo faixas que fizeram história como “Immigrant Song”, “Whole Lotta Love”, “Kashmir”, “Ramble On” e "Stairway To Heaven". 

Trata-se de um site com um gerador de playlist customizável da banda. Nele, o público pode ter uma capa exclusiva da coletânea, com seu próprio nome. Além disso, a logomarca do Led Zeppelin, neste mesmo portal, ganha o nome do fã. Para completar, todos que acessarem o site podem criar uma playlist com os sucessos preferidos da banda. 

 

Faça você também:

http://zepp-spotify.clients.tedra.net/

 

COMENTÁRIOS