O Pink Floyd disponibilizou a sua primeira nova música em 28 anos. Trata-se de “Hey Hey Rise Up”, faixa que tem como objetivo discutir a questão da guerra entre Rússia e Ucrânia e pedir por ajuda para a população que teve seu país invadido pelos russos. Seu clipe oficial já foi disponibilizado e pode ser visto logo abaixo.
A nova canção da banda britânica é o primeiro material original gravado pelo grupo desde The Division Bell, de 1994. Aqui cabe uma explicação: as faixas lançadas no disco The Endless River (2014) foram escritas para o disco citado acima, então é a oportunidade de ouvir a primeira composição de David Gilmour e Nick Mason em quase 30 anos.
O time de músicos ainda é finalizado pelo baixista Guy Pratt, com a banda há um bom tempo, e Nitin Sawhney nos teclados, com Roger Waters ficando de fora da obra. Todo dinheiro arrecadado com a canção será revertido para um fundo humanitário pela Ucrânia e o vídeo foi criado por Matt Whitecross.
Outro nome envolvido na inédita é o de Andriy Khlyvnyuk (Boombox), que teve sua voz retirada de um post no Instagram e utilizada na faixa, gravada em 30 de Março. O músico ficou marcado por ter interrompido uma turnê pelos Estados Unidos e voltado ao seu país para defendê-lo da invasão russa.
Em comunicado à imprensa, Gilmour, que tem nora e neto ucranianos, criticou o conflito. "Nós, como muitos, temos sentido a fúria e a frustração desse ato vil de um país democrático independente e pacífico sendo invadido e tendo seu povo assassinado por uma das maiores potências do mundo".