Rita Lee está curada do câncer de pulmão
13/04/2022 21:07 em Movido a Rock

A cantora e compositora Rita Lee está curada do câncer no pulmão. A notícia foi revelada nesta segunda-feira (11) pelo portal Metrópoles e compartilhada em seguida pela própria artista nas redes sociais. 

 

Rita Lee descobriu um tumor no pulmão esquerdo em maio do ano passado e logo em seguida deu início ao tratamento. Agora, 11 meses depois, aos 74 anos de idade, ela confirmou que o resultado foi positivo. 

 

Para celebrar, a cantora publicou uma foto feita pelo marido, Roberto de Carvalho, na chácara em que vivem, no interior de São Paulo. 

 

Estágios do câncer

 

Atualmente, os cânceres são classificados em quatro estágios, de muito precoce a avançado – quando há metástase –, e o tratamento administrado e a chance de sucesso também variam de acordo com o nível de avanço do tumor maligno no corpo do paciente. Segundo o oncologista, nos casos mais graves do câncer, são raras as vezes em que o paciente é curado. Além disso, há chance de a doença voltar.

 

"No quarto estágio, é uma doença muito difícil de obter a cura, e o tratamento tem como intuito controle do câncer".

 

Entenda abaixo o tratamento comumente utilizado para cada estágio da doença:

 

Estágio I - o tratamento ideal é a cirurgia; quando não for possível, pode ser feita radioterapia local (radiocirurgia);

 

Estágio II -  o tratamento utilizado geralmente é cirurgia e radioterapia, associado a quimioterapia ou outros medicamentos específicos;

 

Estágio III - o tratamento é feito através da cirurgia, radioterapia e quimioterapia;

 

Estágio IV - o tumor já se disseminou para outros órgãos, caracterizando uma metástase. Seu tratamento consiste em quimioterapia, associado ou não a imunoterapia. Por estar mais avançado, a sobrevida da paciente depende da localização dos tumores e da sua resposta ao tratamento.

 

Filho diz que Rita Lee chamava tumor no pulmão de "Jair"

 

 

Após a notícia de que Rita Lee estaria curada do câncer no pulmão ter sido divulgada, o filho dela, Beto Lee, confirmou a informação falou da força de vontade da mãe e afirmando que ela havia apelidado o tumor de "Jair".

 

“A cura da minha mãe me emocionou pra ca*****. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de ‘Jair’. That’s Rita”, diz o texto dele em uma rede social.

 

Rita tem um histórico de críticas a políticos e chegou, inclusive, a ser presa, em 1976, durante a ditadura. A cantora, à época, tinha 28 anos e estava grávida de Beto.

 

Apesar da cura, Rita terá que continuar fazendo um controle para que o tumor não volte. Desde a descoberta da doença, em maio de 2021, a rainha do rock brasileiro passou por um processo de tratamento que incluiu quimioterapia. Com isso, a cantora perdeu a cabeleira branca, que tornou-se a marca dessa nova fase da vida da artista. 

 

Foto: Instagram/@ritalee_oficial

 

COMENTÁRIOS