Lou Ottens, inventor da fita cassete, morre aos 94 anos
12/03/2021 00:10 em Curiosidades

Engenheiro holandês também teve papel importante na criação do CD

 

Morreu Lou Ottens, o engenheiro holandês responsável pela invenção da cassete de fita magnética. Tinha 94 anos. O pai da cassete morreu em sua cidade natal, Duizel, no fim de semana passado, mas a família só anunciou o óbito esta quarta-feira, 11/03/2021.

 

A sua invenção transformou a forma como as pessoas ouviam música, pois permitia a gravação e reprodução das músicas preferidas em qualquer altura. Chegou a haver um ressurgimento da cassete nos últimos anos - com artistas como The Killers e Lady Gaga a lançarem músicas em versão cassete.

 

Estima-se que tenham sido vendidas 100 mil milhões de cassetes em todo o mundo desde seu lançamento na década de 60.

 

Lou Ottens tornou-se chefe do departamento de desenvolvimento de produto da Phillips em 1960, onde ele e sua equipa desenvolveram a cassete de fita magnética. Três anos depois era apresentada numa feira de eletrónica em Berlim, na Alemanha, e rapidamente se tornou um sucesso mundial.

 

 

O engenheiro viria mais tarde a fazer um acordo com a Phillips e a Sony para patentear o seu modelo, depois de várias empresas japonesas terem produzido cassetes semelhantes e em vários tamanhos. Esteve também envolvido no desenvolvimento do CD (compact disk).

 

Numa entrevista, já depois de se ter reformado, assumia que um dos seus maiores arrependimentos era ter sido a Sony e não a Phillips, a empresa para a qual tinha trabalhado, a ter criado o icônico Walkman para cassetes.

 

COMENTÁRIOS