Rock e MPB dão o tom; lives unem e ajudam os músicos de Ribeirão Preto
Apresentações musicais e sorteios. As lives estão de volta em Março de 2021, mas essa foi a rotina diária de março a outubro de 2020 do projeto Live In Casa Ribeirão, um coletivo que surgiu quando os músicos da cidade se viram repentinamente sem trabalhos por conta da pandemia do coronavírus (covid-19).
O músico Beto Leonetti foi o primeiro a fazer sua live numa quarta-feira, em 18 de março de 2020. Ele passou o seu chapéu virtual para quem pudesse ou quisesse contribuir com alguma quantia. Por meio de um grupo de músicos no Whatsapp, os profissionais conseguiram se organizar e criar uma programação de lives, já no primeiro fim de semana, nos dias 20, 21 e 22 de março de 2020 (flyer abaixo). Foi uma programação com 20 artistas da cidade. Isso gerou interesse de mais músicos, o que ajudou a manter uma agenda semanal frequente, de terça a domingo, com o propósito de entreter e incentivar as pessoas a ficarem em suas casas.
A partir daí, empresas se interessaram em apoiar o movimento, o que gerou sorteios de brindes diários disponibilizados pelos apoiadores. Também foram feitos dias temáticos, como lives entre técnicos de som ou para o público infantil. O Live In Casa Ribeirão gerou uma união muito bonita entre os músicos.
As doações são realizadas por plataformas de pagamento, como o Mercado Pago por exemplo. Atualmente, o PIX passou a ser uma das formas de participar. Os doadores concorrem aos sorteios.
Dias 20 e 21 de março de 2021 foram realizados dois dias inteiros de lives para "celebrar" o aniversário do Live In Casa Ribeirão.
Nos próximos dias 27 e 28 de março de 2021 haverá uma nova programação, já que os músicos ainda não podem tocar.
Equipe:
Danilo Teoro / Thiago Neves / Beto Leonetti / Marcel Rivoiro / Tiago Adorno
Youtube Live In Casa Ribeirão
Instagram:
https://www.instagram.com/liveincasaribeirao
O Instagram do Live In Casa Ribeirão divulga a agenda.
As transmissões são geradas no Instagram e/ou Facebook dos músicos, que divulgam por exemplo o PIX para doações espontâneas.