Led Zeppelin: Riff de “Whole Lotta Love” é eleito o melhor da história
06/06/2021 19:34 em Movido a Rock

Jimmy Page superou outras lendas como Randy Rhoads, Eddie Van Halen e Malcolm Young para levar "título"

 

Jimmy Page é um dos guitarristas que mais contribuiu para o legado do instrumento e acaba de ser reconhecido — mais uma vez — por seu trabalho fantástico com o Led Zeppelin.

 

Com o riff de “Whole Lotta Love”, o músico venceu uma votação popular promovida pela Total Guitar e pela sua versão online, Guitar World, que buscava descobrir qual é o melhor riff de todos os tempos.

 

Para isso, Page teve que superar outras verdadeiras lendas: o segundo lugar, por exemplo, ficou com Randy Rhoads e a histórica “Crazy Train”. Completando o pódio, tivemos “Back in Black”, do AC/DC, cujo riff marcante foi escrito pelo saudoso Malcolm Young.

 

Ao falar sobre o riff vencedor, a Total Guitar escreve:

 

"Em 1969, o ano em que Neil Armstrong colocou os pés na lua pela primeira vez, Jimmy Page deu seu próprio grande salto pela humanidade. A parte de guitarra de ‘Whole Lotta Love’ levou apenas 2,7 segundos para ser tocada, mas imediatamente projetou a música à próxima década. Enquanto todo mundo estava tocando nos anos 60, o Zeppelin agora estava tocando nos anos 70.

 

Não foi o primeiro grande riff, mas é o que definiu tudo. É o motivo pelo qual riffs se tornaram centrais para músicas de guitarra, a razão pela qual as bandas procuram pela melodia de guitarra que pode impulsionar uma canção inteira — ou talvez até uma carreira inteira."

 

O jornalista ainda diz que apesar de não ter sido o primeiro grande riff da história, foi ele que “definiu tudo”. Ele escreveu: “É o motivo pelo qual riffs se tornaram centrais para músicas de guitarra, a razão pela qual as bandas procuram pela melodia de guitarra que pode impulsionar uma canção inteira — ou talvez até uma carreira inteira.”

 

Não foi nenhuma surpresa que Jimmy Page ganhou a votação, já que grandes músicas e riffs do rock foram criados por ele ou até mesmo inspirado por ele. Page é definitivamente um dos maiores nomes da história. Relembre o riff logo abaixo e veja a lista completa dos melhores 10 riffs.

 

 

Os 10 melhores riffs de guitarra de todos os tempos segundo votação popular

 

01. Led Zeppelin – “Whole Lotta Love”

02. Ozzy Osbourne – “Crazy Train”

03. AC/DC – “Back in Black”

04. Deep Purple – “Smoke on the Water”

05. Van Halen – “Ain’t Talkin’ ‘Bout Love”

06. Metallica – “Enter Sandman”

07. Black Sabbath – “Iron Man”

08. Pantera – “Walk”

09. ZZ Top – “La Grange”

10. Jimi Hendrix – “Purple Haze”

 

COMENTÁRIOS