O Iron Maiden está se preparando para voltar a fazer turnês e como não poderia faltar, os fãs da banda e de aviação sempre esperam a volta do Ed Force One, icônico “avião” da banda, que já apareceu em dois modelos diferentes.
Comumente Bruce Dickinson aparece no cockpit do Ed Force One, como em 2016, quando utilizaram um Boeing 747 com uma pintura especial. Porém desta vez o vocalista da banda, e também piloto, deve abandonar o cockpit da aeronave da banda.
De acordo com a Administração Federal de Aviação (FAA) e a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), os pilotos comerciais devem se aposentar aos 65 anos. Atualmente, não há limite máximo de idade para ser piloto privado ou piloto da Força Aérea.
Foto: Embraer
No entanto, Bruce disse que está se aproximando do limite de 65 anos, e planeja agora viajar em assento VIP, perto do cockpit, e sem se preocupar com as funções de piloto.
Dickinson disse: “Nós estaremos voando e eu estarei na parte de trás. Tenho 63 anos, completarei 64 anos em agosto. Sabe, quando você chega aos 65, se você é um piloto de avião, eles apenas te encaminham lá para os fundos, entendeu? Então, estarei lá pilotando o banco de trás”.
Na entrevista para Associated Press o vocalista também aproveitou para comentar um pouco sobre como é ser piloto, algo que Bruce faz desde a década de 90, quando emitiu o seu brevê.
“A satisfação de pilotar aviões é fazer o trabalho, mas a satisfação de tocar ao vivo é externa, olhando para todas as pessoas olhando para você”, disse ele. “Com um avião, é tudo interno. Se você tem passageiros, ninguém diz: ‘Uau! Não foi ótimo?’ Eles estão pensando no resto do dia. Seu trabalho como piloto de avião é entregá-los com segurança e ser invisível. Isso é muito bom para mim porque é completamente o oposto do que eu faço quando canto.”
“O que é ainda mais interessante do que Ed Force One é como diabos eu acabei sendo um piloto de avião em primeiro lugar? E em segundo lugar, como você se torna um piloto de avião enquanto canta em uma banda de rock ‘n’ roll? Eu tenho mais histórias malucas de companhias aéreas do que de rock ‘n’ roll porque, acredite em mim, os dias da companhia aérea eram muito mais rock ‘n’ roll do que quando o Iron Maiden está no palco. Bem, fora do palco, melhor dizendo.”
Cardiff Aviation e história do Ed Force One
O empresário, piloto e vocalista inglês de 63 anos é dono da empresa de manutenção de aeronaves Cardiff Aviation, a empresa foi criada em 2012 e hoje já tem mais de 100 funcionários.
Com sede em Gatwick, cerca de 20 minutos de voo a partir de Londres, a Cardiff Aviation ainda tem uma pista própria de 1825 metros. A empresa tem como especialidade a manutenção, reparos e revisão (MRO) de aeronaves família A320 e B737, além de treinamento aos pilotos de companhias aéreas.
Praticamente na mesma época que criou a Cardiff Aviation, o Iron Maiden e Bruce Dickinson utilizavam um Boeing 757 em suas turnês, entre 2008 e 2014. Contudo, logo após decidiram utilizar um Boeing 747, devido ao maior espaço para transportar os equipamentos dos shows realizados entre 2015 e 2017.
Bruce Dickinson já pilotou de DC-3 até os aviões da 2ª guerra mundial e os atuais jatos de combate.
O Boeing 757 com interior VIP para cerca de 32 passageiros foi repassado para o uso de outras bandas de rock. Entre 2015 e 2018 Guns N’ Roses e U2 utilizaram a aeronave em suas turnês.
FONTE:
https://www.aeroflap.com.br/bruce-dickinson-anuncia-que-possivelmente-esta-abandonando-o-cockpit-do-ed-force-one/