"Child In Time" foi lançada depois de "Bombay Calling"
Algumas músicas do Deep Purple vêm com "excesso de influência" de outras músicas, como relata a matéria do Whiplash, com link no final. Mas um dos casos mais famosos é o da música "Child In Time", lançada em 1970 pelo Deep Purple. A introdução é muito semelhante à canção "Bombay Calling", do ano anterior, da banda It's A Beautiful Day, de São Francisco, Estados Unidos.
Segundo Fábio Rabelo, apresentador do programa PRC (Prog Rock City), da Web Rádio MOVIDO A ROCK, neste caso específico, o tecladista Jon Lord (in memorian), teria feito acordo e o pagamento para a banda It's A Beautiful Day, já fora dos tribunais, assumindo que partiu dele especificamente o plágio.
O vocalista Ian Gillan chegou a explicar, em entrevistas posteriores, a raiz desta semelhança. "Quando Jon (Lord, tecladista) estava tocando essa melodia no teclado, soou legal e pensamos em tocá-la por aí, mudar algo e fazer algo novo mantendo a base. Mas nunca tinha escutado a original, "Bombay Calling". Criamos essa canção usando a Guerra Fria como tema. [...] Então, Jon fez as partes de teclados e Ritchie (Blackmore, guitarra) já tinha os seus trechos prontos", disse, em uma das ocasiões.
Curiosamente, o It's A Beautiful Day parece ter se inspirado bastante em um trecho de "Wring That Neck", do Deep Purple, para fazer a música "Don And Dewey", lançada em 1970.
Ouça e compare
Leia mais sobre essas semelhanças em músicas do Deep Purple em: